Entrevista : Banda 4While

10:42

4While é uma banda paulistana formada em julho de 2006 na zona sul de São Paulo. Apesar do pouco tempo de estrada, eles vêm despontando como uma alternativa ao universo de bandas auto - intituladas de “Happy rock”, que vêm dominando a cena pop rock de São Paulo atualmente. Na contramão do universo dos “coloridos”, O 4While apresenta um som com influência de diversas vertentes do rock, e, como quase todo grupo formado na era da internet, contam com o apoio da rede para a divulgação de

material, fotos e datas de shows. A banda possui perfis em várias redes sociais, como myspace , fotolog e twitter, além de perfis pessoais de cada membro da banda.


Conversei com Diego Magnani (Dii), guitarrista da banda. Considerações sobre a atual cena independente de São Paulo, as diversas formações da banda, principais influências no som e próximos projetos, você confere agora :


. Quais São as maiores influências da banda? Acontece uma unanimidade ou cada um gosta de um estilo de som em particular?

Diego : Hm... as principais influencias da banda são: Avenged Sevenfold, Killswitch Engage, Lamb Of God, Trivium e algumas outras bandas, mas essas são unânimes!

. Você está na banda desde 2006?

D : Sim, eu e o Le somos da primeira formação.

. De lá pra cá a banda mudou bastante? Acha que mudou um pouco o estilo de som?

D : Mudou, completamente! Antigamente fazíamos som seguindo as tendências do Brasil e dando prioridade para o que o publico iria achar. Hoje em dia fazemos o som que gostamos, dando prioridade ao que agente sente ao tocar, e cruzamos os dedos para que o publico aceite bem!

. Qual a importância da internet no trabalho de vocês? Acham que divulgando o próprio trabalho na net a banda se torna mais auto-suficiente ou o apoio de uma gravadora, por exemplo, ainda é essencial?

D : Então, com a internet hoje a divulgação acontece mais facilmente, mais nada se compara ao trabalho de uma equipe de imprensa com contatos, mídias de massa ' TV radio, revistas'. A divulgação ocorre de forma bem mais 'massiva'.

. O que é o Skema 110 ? vi no fotolog que vocês vão tocar com várias outras bandas nesse dia, quase um clima de festival ?

D : O Skema 110 foi criado para suprir a falta de espaço que as bandas encontram para tocar um som alternativo em São Paulo, além de estar respectivamente contribuindo na reconstrução da cena underground nacional. Essa reconstrução tem deixado de ser utopia graças a união das mais variadas bandas com tendências diferentes do underground, sejam elas com ou sem alguma expressão dentro deste meio, obtendo uma interação positiva e construtiva.
Sim, vamos tocar dia 09!

. Como você vê a atual cena independente de São Paulo? As bandas se ajudam ou está um clima meio de “cada um por si” ?

D : Vejo que as bandas estão cada vez piores, pagando mais pra tocar com as 'principais' que nem se importam com quem esta abrindo seu show. E dessa forma só vai decair para o lado das bandas que estão começando agora, e enriquecendo os produtores... E hoje em dia são poucas as bandas que tem visão de 'parceria ' a maioria só se importa com o seu.

. E isso pode acabar “manchando ” a imagem das bandas que querem fazer um trabalho legal?

D : Com certeza, porque assim os produtores têm dado prioridade pra banda que paga mais, e não pra banda que toca melhor, que faz acontecer no palco.


A banda 4While é :

Rohh Lemos - Voz
Dii - Guitarra
Pepitcho - Guitarra
Allan - Baixo
Le - Bateria

links úteis :





3 comentários:

Allyne Alves disse...

Que idéia bacana essa Aline! Adorei, realmente temos bandas ótimas na cena underground paulistana...

Um lugar onde sempre tocam bandas roqueiras incríveis é no café Piu Piu, na rua 13 de maio!

Beijao!

Anna Vitória disse...

Curti muito a proposta do blog, acho que esse incentivo é tudo que as bandas independentes precisam! =D
Beijo

VISION DE ARLEQUÍN disse...

se te ve feliz....

un gran saludo desde algún insípido lugar de México...

Bonito blog.

ciao

"La vida es un gran circo, pero sin espectadores"