Ter banda é pra quem tem responsabilidade

10:34

...ou pra quem tem muito amor.

Sequer cheguei ao Conde Wlad Rock bar, em Ermelino Matarazzo, naquele 11 de abril e encontrei, na esquina, o vocalista da banda Tentative indo embora. Eles são uma das melhores banda cover de System of a Down da Zona Leste de São Paulo e tocariam ali, às 19h. Daniel, ou Dani, estava chorando, em um misto de frustração, tristeza e um pouco de rancor. Eram 18:45h e o guitarrista, Augusto (conhecido como Japa) não havia chegado. Como ele também não aparecera nos últimos dois ensaios, Dani concluiu que sua aparição não se daria naquele instante.
Conversando com ele, descobri que o atraso e o choro eram apenas a ponta do iceberg. Roger (bateria), Xicó (baixo), Dani e Japa já haviam decidido que a banda acabaria naquele show. O vocalista sempre se atrasava nos ensaios (quando comparecia), Japa já não tinha muito tesão para tocar SOAD e todos eles, menos Daniel, já tinham outros projetos encaminhados.

Depois de me contar, saiu andando, de mãos dadas com a namorada e acompanhado de alguns amigos. Tratei de me apressar, pois minha banda também tocaria, às 20h. Chegando ao Conde Wlad, conversei com Xicó e Roger pra saber a versão deles dos fatos. Eles apenas lamentaram, mas contaram sobre outros projetos – entre eles uma banda cover de Papa Roach – e, para não deixar janela (espaço vazio entre uma banda e outra), Roger se juntou a dois amigos ali presentes e eles tocaram alguns clássicos do rock. A surpresa foi quando Japa chegou ao bar, às 19h15, subiu no palco e juntou-se aos seus companheiros de banda.

A Tentative estava reunida, com exceção do vocalista, mas isso não foi um empecilho. Xicó, Roger e Japa chamaram um fã para substituí-lo temporariamente, para que pudessem fazer sua última performance juntos. Claro que isso atrasou todo o cronograma da noite. Ainda restavam duas bandas para tocar e, por ser domingo, o bar deveria fechar às 22h. Contamos com o alto nível etílico no sangue do dono do bar pra continuarmos a tocar até quase meia-noite.

Na comunidade da Tentative, os membros lamentavam o ocorrido, mas depois surgiram com uma notícia: a banda não acabaria ali. Com a ajuda dos amigos e fãs, eles se reconciliaram e perceberam que, de fato, era um projeto significativo pra todos.

A história acabou com um gosto de “final feliz”, mas sabemos que não é sempre que isso acontece. Afinal, pra quem vive no underground, nem tudo são flores. E, quando são, estas são colhidas com muito esforço, nunca ganhadas.

Na foto: Banda Tentative. (esq. pra dir.) Japa, Xicó, Roger e Dani.

Conde Wlad Rock bar
Rua Shobee Kumagai, 26 – Ermelino Matarazzo

0 comentários: